DigitalFUTURES: A quadra urbana do futuro



Workshop Leaders: Gabriela Celani / Unicamp + Carlos Eduardo Verzola Vaz / UFSC

Esta oficina tem como objetivo discutir e propor modelos paramétricos para quadras urbanas visando a construção de cidades sustentáveis, levando em consideração fatores como conforto ambiental em espaços urbanos, produção de energia renovável, ambientes de inovação, legibilidade urbana, água no meio urbano, mídias móveis e interação, ilha de calor e infra-estrutura verde. Os participantes irão desenvolver protótipos de sua visão de quadra urbana do futuro, por meio de um modelo paramétrico e associativo que deverá se adaptar a diferentes localizações geográficas.

O curso será estruturado em três etapas diferentes. Na primeira, especialistas irão introduzir temas que abordam questões relacionadas à sustentabilidade e à cidade na contemporaneidade, tais como conforto ambiental em espaços urbanos, produção de energia renovável, ambientes de inovação, legibilidade urbana, água no meio urbano, mídias móveis e interação, ilha de calor e infra-estrutura verde. O conteúdo será disponibilizado no formato de vídeos de até 30 minutos e de fichas técnicas com um resumo dos parâmetros envolvidos em cada tema. A partir dos assuntos e parâmetros apresentados os participantes irão desenvolver protótipos de sua visão de quadra urbana do futuro, por meio de um modelo paramétrico e associativo, envolvendo os parâmetros que considerarem mais relevantes. Esta quadra deverá ser genérica e se adaptar a diferentes localizações geográficas por meio da alteração dos valores dos parâmetros. O projeto será acompanhado por meio de assessoramentos on line e o resultado final deverá ser apresentado em formato de vídeo com duração de até 10 minutos. Os vídeos serão analisados e comentados pelo grupo de especialistas participantes que, ao final do workshop, irão discutir os resultados obtidos.

Equipe de especialistas: Marcela Noronha (mobilidade ativa), Gustavo Campos de Faria (mídias móveis e espaços urbanos), Robson Canuto (uso misto), Luciana Ferreira (ilha de calor), Marcelo Villalva (energia fotovoltaica), Natalia Queiroz (energia fotovoltaica), Patrícia Sanches (quadras urbanas verdes compactas), Carme Machi (sistemas de drenagem), Filipe Campos (conforto térmico e ventilação).

source

Save This Post
ClosePlease login